Animais a bordo!

Olá pessoal,

Como muitos sabem, eu trouxe os meus 4 gatos para Alemanha comigo... E não, não foi fácil! Mas não é impossível e eu vou descrever o passo-a-passo de como fiz.

Em relação a documentação:

Primeiro passo de tudo, você deve levar o pet até um veterinário que possa introduzir o microchip (fui na clínica do Petz, custou 150,00 para microchipar cada gatinho), somente o Malto não precisei microchipar no Petz, pois ela tinha sido castrado pela zoonoses e lá eles já implantam o microchip gratuitamente depois da castração. Os animais devem ser microchipados, obrigatoriamente, para irem à Europa.
E em seguida deve leva-los para vacinar contra raiva, e somente depois de 30 dias deverá dar entrada na sorologia de raiva (que é obrigatória para União Europeia) na Zoonose de São Paulo (independente de qual Cidade ou Estado você more, pois somente lá no Brasil é autorizado pela União Europeia). Essa ordem deve ser seguida: microchip, vacina de raiva e depois de 30 dias iniciar o procedimento de sorologia de raiva.
Você deverá ir em um laboratório coletar a amostra para enviar a zoonoses, eu indico a Provet. Vi agora no site que eles fazem coleta domiciliar, se seu pet for estressado, talvez seja uma boa opção.
Sobre a amostra: Deverá ser enviada apenas amostra de SORO (amostra de sangue total não será aceita). Fiquem atentos!
A partir da data da coleta da amostra de sangue começa a quarentena de 90 dias (isso mesmo, 90 dias)... Mesmo que a sorologia fique pronta antes desta quarentena, você deverá aguardar para depois dar entrada no CZI (Controle de zoonoses internacional).
Além disso, os pets deverão estar com a carteirinha de vacinas em dia, bem de saúde, vermifugados.

Quando acaba o prazo de quarentena, começa a correria para dar entrada no CZI, as documentações básicas necessárias são: Passaporte de quem irá transportar o pet, sorologia de raiva, caso a sorologia esteja no nome de outra pessoa (como no meu caso, que estava no nome do meu marido) precisa de uma carta de próprio punho dele autorizando a viagem do animal, documentação do responsável, endereço de origem e de destino, telefone do Brasil e um telefone do país de destino, atestado emitido pelo veterinário, comprovante das reservas da passagem de avião do pet e de quem irá transportar. Após a emissão do CZI, o responsável deverá sair do país em até 10 dias. Depois disso, o CZI perde a validade!

Eu tive a ajuda de uma consultoria para dar entrada no CZI dos meus gatos, afinal, tenho quatro gatinhos e precisava que isso não desse problema nenhum. Fiquei quase dois meses distante do meu esposo apenas aguardando a documentação dos gatos ficar pronta, se desse algo errado teria que ficar mais tempo, gerando mais custos e outros problemas de logística. (Em breve postarei mais sobre a consultoria)

Levem a sério sobre o CZI, pois o país de destino Europeu pode bloquear a entrada do seu animal, ele terá que voltar para o Brasil e em alguns casos pode acontecer até mesmo o sacrificio do animal. Isso é muito sério, não tentem burlar as leis!

Aqui você encontra o preço, informações de como devem estar as amostras da sorologia e instruções para o preenchimento da requisição de sorologia de raiva.
E aqui você encontra o formuláriomodelo de atestado de saúde e requisitos mínimos exigidos para dar entrada no CZI lá no Viagro.

Em relação ao transporte:

Para dar entrada no CZI você deve comprar a passagem e deverá reservar o lugar do pet no voo.

Logo que comprar a passagem, você deve ligar para a companhia aérea e reservar o lugar do pet, seja na cabine ou no compartimento de animais (no meu caso foi nos dois rs).

Companhia aérea:

Eu viajei com a Lufthansa e super indico, eles tratam muito bem os animais!
O compartimento de animais tem climatizador, eles deixam a caixa de uma forma que fica imóvel (assim a caixa não fica balançando durante o voo e o animais fica menos estressados), onde há gatos não tem cachorros e vice-versa, fora que não fica a movimentação de pessoas como na cabine. Quando termina o voo eles liberam rapidamente o animal, caso tenha escala, como eu tive, você pode optar por solicitar que eles alimentem o animal (deixe um saquinho com a ração pendurado na porta da caixa de transporte) e deem água.
Os gatos que foram na cabine ficaram nitidamente mais estressados do que os que foram no compartimento de animais. Acredito que isso ocorreu por conta da movimentação de pessoas, por me verem e por conta do balanço da bolsa de transporte.
Cada companhia aérea tem um limite de animais por voo e classe no compartimento de animais, no meu caso eram até 3 animais na classe econômica em voo internacional e dois em voo doméstico, como tinha que fazer escala e pegar um voo doméstico não ia dar para transportar todos os gatos. Foi ai que tive a ideia de trazer minha irmã comigo, assim iriam dois no compartimento de animais e dois na cabine conosco.
Na cabine por sua vez, é permitido um animal (com até 8 kg, contando o peso da bolsa de transporte) por pessoa.
O valor do transporte de cada gato que foi na cabine saiu por 100 dólares e de cada gato que foi no compartimento de animais saiu por 200 dólares.
Esse valor pode variar pela distância do voo, porte do animal e companhia que você escolher. Cada companhia estabele o tamanho da caixa, há algumas raças que algumas companhias não transportam e há algumas raças que a entrada é proibida na Alemanha por exemplo. Você consegue ver todas essas informações no consulado do país que você for e na companhia aerea que escolher.
Nesse PDF que tem no site da Lufthansa fala um pouco mais sobre isso.

Caixa e Bolsa de transporte:

A caixa de transporte deverá ser parafusada, porta de aço, comedouro anexo a porta, caixa grande o suficiente para que o animal fique em pé e consiga dar uma volta de 360 graus. Cada companhia estabelece um tamanho limite por porte de animal, você deverá verificar isso.
Eu comprei a Vari Kennel Pequena da Petmate na Cobasi, simplesmente excelente. Na Cobasi tem de todos os tamanhos, mas tem também na Petz ou na internet.
Forrei as caixinhas com tapete higiênico e uma cobertinha, para eles ficarem mais confortáveis.

A bolsa de transporte deverá ser resistente a mordeduras, grande o suficiente para que o animal fique em pé e consiga dar uma volta. Mesma coisa que a caixa de transporte, cada companhia estabelece um tamanho limite, e principalmente nesse caso, deverá ser seguido! Deu certinho o tamanho da bolsa, mais um pouco não caberia embaixo da poltrona, logo, ele não ia poder ser transportado. As bolsinhas comprei as da Pet Dreams na Cobasi.
As forrei com tapete higiênico e uma cobertinha, para eles ficarem mais confortáveis.




Você deve estar se perguntando, por que eu não dei algo para eles dormirem, certo?
Porque não pode, as companhias aéreas pedem que para voos longos o animal vá acordado.
Três dias antes da viagem comecei a medica-los com um calmante natural para gatos, pinguei floral anti estresse e no dia da viagem espirrei spray anti estresse nas caixinhas transportadoras.


Observação: Nenhum medicamento deve ser dado ao pet sem antes consultar um veterinário. Cada pet tem sua particularidade e os remédios podem ter reações diferentes. Consulte um veterinário!


Lembrando:

Cada país tem sua particularidade, entre sempre no site do consulado e veja se precisa de mais alguma informação.

Para países da América basta somente o atestado do veterinário, não precisa da sorologia de raiva para dar entrada no CZI.
Reino Unido saindo da União Europeia muda bastante a legislação de lá, então deverão verificar cada particularidade no consulado dos países de lá.
Há algumas raças que o transporte internacional é proibido por país, ou algumas companhias aéreas não permitem o embarque. Verifique isso antes de dar entrada no processo.
Indico como leitura para ajudar no entendimento disso tudo, o portal do dog.


Vê-los bem fez tudo valer a pena.
Na foto Ken (branco e marrom), Simba (laranja e branco), Malto (luvinhas brancas) e Tripa Seca (tigrado)

Quando me perguntavam se eu ia levar meus gatos, confesso, ficava muito brava, mas muito mesmo. 
Na minha cabeça isso é tão óbvio, você abandonaria um animal que ama? Eu não deveria ser tratada como exceção, isso deveria ser regra! 

Sempre que for adotar ou comprar um bichinho (sou totalmente contra, amigo não se compra!), deve pensar em todas as possibilidades. Animal não é brinquedo, não deve ser jogado fora ou deixado de lado.
Seja responsável, só adote se tiver certeza! Não ao abandono!

"OHANA quer dizer família e família quer dizer nunca abadonar ou esquecer." Lilo & Stitch


Comentários

  1. Parabéns, Ingrid! Super admiro sua postura com relação aos nossos filhotes de patas e pelos. que seja exemplo para muitos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ingrid!!! Pelo excelente texto e, principalmente, pelo exemplo de amor! Muito orgulho de pessoas como vcs! Isso é família, isso é amor!!! ��

    ResponderExcluir
  3. Post maravilhoso! Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  4. Quanto custou tudo e quanto ficaria pra um gato só? A minha está com a minha mae e eu quero muito trazer ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Os valores vão variar, primeiro você tem que ver quanto que é para implantar o microchip em sua cidade e depois de implantar, tem que dar a vacina de raiva (não pode ser pela prefeitura pq eles não dão comprovante assinado pelo veterinário com o dia e mês) e ai o valor da vacina acaba variando de veterinário a veterinário. Depois de 30 dias da vacina, você deverá dar entrada na sorologia de raiva e para colher a amostra do soro tem que ir a uma clinica e lá o valor vai variar também.
      http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/lab_zoonoses/index.php?p=5784
      Nesse site mostra como deve vir a amostra, converse com o pessoal da clinica. Eles vão encaminhar para a zoonoses.
      O única valor que não vai variar, é o que esta nessa tabela: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/controle_de_zoonoses/lab_zoonoses/index.php?p=4371 - que é o preço da sorologia R$321,00 por animal.
      E a passagem do animal varia de acordo com a companhia aerea e se ele virá na cabine ou no compartimento de animais.

      Indico ler aqui também: que tem todas as informações necessárias sobre como preencher o requerimento para dar entrada no CZI http://www.agricultura.gov.br/assuntos/sanidade-animal-e-vegetal/saude-animal/transito-animal/animais-estimacao/sair-do-brasil

      Excluir
  5. Vc levou cada um em uma caixa? Ou 2 em cada? Eu vou levar 2 e estou pensando em levar os dois juntos pra diminuir o expresse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helenice, eu levei cada um em uma caixa. Forrei as caixinhas com tapete higienico e cobertor. Dias antes da viagem deixei as caixinhas abertas para eles entrarem e ir se habituando. Também espirrei Feliway antes e no dia comprei esse spray anti-estresse =)

      Excluir
  6. Olá Ingrid! Adorei o seu post e as dicas. Vou viajar com meus três gatos para a Europa no fim do ano e já estou sofrendo de ansiedade com tudo o que precisa fazer para não ter nenhum tipo de problema. Gostaria de saber as medidas da bolsa de transporte que você levou na cabine. Tenho procurado algumas, mas acho mto apertado. Também vou pela Lufthansa.
    E durante o voo, como você fez para dar comida e água para eles?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lívia, obrigada!! =)
      As dimensões máximas passadas pela Lufthansa são 55 x 40 x 23 cm, que seja capaz de reter os fluídos do animal e seja à prova de mordedura. Eu não lembro exatamente o tamanho da nossa, mas ela é tipo 2/3 cm menor do que o limite máximo.
      Uma amiga encomendou uma no tamanho máximo exigido nesse site https://www.elo7.com.br/petxique/loja talvez seja uma boa pedida. Eu deixei para ver isso na ultima hora, ai não deu tempo de encomendar.
      Pode ir um gato por pessoa na cabine, todos vão em cima? Levei sachê pra eles, daqueles que vem num potinho. Abri e ofereci, mas eles não quiserem comer :/. Os que foram no compartimento de animais deixei comida pendurada na grade e o pessoal colocou para eles.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 10 Restaurantes Veganos em SP

ANIMAIS A BORDO - SEGUNDA VIAGEM