ANIMAIS A BORDO - SEGUNDA VIAGEM

Olá pessoal,

Como muitos sabem, nós trouxemos nossos 4 gatos para Alemanha conosco… Só que ainda faltava um que estava com minha avó, o Pretinho. Então antes de voltar ao Brasil comecei os tramites para traze-lo comigo quando voltasse para a Alemanha.


Em relação a documentação:

Primeiro passo de tudo, você deve levar o pet até um veterinário que possa introduzir o microchip (fui na clínica do Petz, custou 150,00 para microchipar o Pretinho). Os animais devem ser microchipados, obrigatoriamente para entrarem na Europa.

Em seguida deve leva-lo para vacinar contra raiva (você não pode microchipar e vacinar no mesmo dia, tem que ter nem que seja um dia de diferença – microchip primeiro e vacina segunda), e somente depois de 30 dias deverá dar entrada na sorologia de raiva (que é obrigatória para União Europeia). Essa ordem deve ser seguida: microchip, vacina de raiva e depois de 30 dias iniciar o procedimento de sorologia de raiva.

Eu contei com a ajuda de familiares para levar o Pretinho para implantar o microchip, pois não estava no Brasil. E para vacina-lo contei com a ajuda da veterinária Paula Bezerra que atende em casa. E para coletar a amostra de sangue para sorologia contei com a ajuda da minha sogra, que o levou até a Provet.

Depois de 30 dias que a vacina de raiva foi aplicada (não pode ser vacina de campanha, pois não tem o lote da vacina que foi usada, data, carimbo e assinatura do veterinário) você deverá ir em um laboratório coletar a amostra de sangue para a sorologia de raiva, eu indico a Provet. Eu enviei para os Estados Unidos, a coleta e envio foi feita pela própria Provet, pois na época a zoonoses de São Paulo estava sem material e eu precisava da sorologia com uma certa urgência (na época era a zoonoses que fazia esse serviço).

No Brasil atualmente a TECSA é uma das empresas que está fazendo a sorologia de raiva e não mais a zoonoses de São Paulo, para maiores informações basta entrar em contato.

Sobre a amostra: Deverá ser enviada apenas amostra de SORO (amostra de sangue total não será aceita). Fiquem atentos!

A partir da data da coleta da amostra de sangue começa a quarentena de 90 dias (isso mesmo, 90 dias)… Mesmo que a sorologia fique pronta antes desta quarentena, você deverá aguardar para depois dar entrada no CZI (Controle de zoonoses internacional). Lembrando que esses procedimentos são para viagens a Europa, cada continente tem uma especificação.

Além disso, os pets deverão estar com a carteirinha de vacinas em dia, bem de saúde, desparasitados.

Quando acaba o prazo de quarentena, começa a correria para dar entrada no CZI, as documentações básicas necessárias são: Passaporte de quem irá transportar o pet, sorologia de raiva, caso a sorologia esteja no nome de outra pessoa precisa de uma carta de próprio punho dele autorizando a viagem do animal, documentação do responsável, endereço de origem e de destino, telefone do Brasil e um telefone do país de destino, atestado emitido pelo veterinário, comprovante das reservas da passagem de avião do pet e de quem irá transportar. Após a emissão do CZI, o responsável deverá sair do país em até 10 dias. Depois disso, o CZI perde a validade!

Levem a sério sobre o CZI, pois o país de destino Europeu pode bloquear a entrada do seu animal, ele terá que voltar para o Brasil e em alguns casos pode acontecer até mesmo o sacrifício do animal. Isso é muito sério, não tentem burlar as leis!

E aqui você encontra o formuláriomodelo de atestado de saúde e requisitos mínimos exigidos para dar entrada no CZI lá no Viagro. Para dar entrada no CZI é necessário fazer agendamento por telefone na VIAGRO da sua cidade, não se esqueça.

Em relação ao transporte:

Para dar entrada no CZI você deve comprar a passagem e deverá reservar o lugar do pet no voo.

Logo que comprar a passagem, você deve ligar para a companhia aérea e reservar o lugar do pet, seja na cabine ou no compartimento de animais (no meu caso foi nos dois rs).

Companhia aérea:

Eu viajei com LATAM e NÃO indico, eles são péssimos com os animais humanos e não humanos.

Eles só confirmam a reserva do seu animal no DIA da viagem, mais especificamente no balcão de check-in. Nada disso lhe é informado no site ou quando vai fazer a reserva por telefone.

Se você perde a conexão por CULPA DELES que não conseguiram embarcar sua mala e seu animal no próximo voo, você tem que pagar novamente para o animal (foi exatamente o que aconteceu comigo). Eles dizem que vão te reembolsar, mas demoraram quase um ano e pra isso eu tive que ficar reclamando e cobrando no twitter, pois por e-mail pararam de me responder. 

Se tem escala longa eles não alimentam e nem colocam água para o animal. Eles informam isso apenas na hora do check-in, então não tem como você saber disso antes.

Eu indico fortemente a Lufthansa, nunca mais voo de LATAM. Veja meu relato da Lufthansa aqui nesse outro post.

Caixa de transporte:

A caixa de transporte deverá ser parafusada, porta de aço, comedouro anexo a porta, caixa grande o suficiente para que o animal fique em pé e consiga dar uma volta de 360 graus. Cada companhia estabelece um tamanho limite por porte de animal, você deverá verificar isso.

Eu comprei a Vari Kennel Pequena da Petmate na Cobasi, simplesmente excelente. Na Cobasi tem de todos os tamanhos, mas tem também na Petz ou na internet.

Forrei a caixinha com tapete higiênico e uma cobertinha, para ele ficar mais confortável.

Lembrando:

Cada país tem sua particularidade, entre sempre no site do consulado e veja se precisa de mais alguma informação.

Para países da América por exemplo, basta somente o atestado do veterinário, não precisa da sorologia de raiva para dar entrada no CZI.

Reino Unido saindo da União Europeia pode mudar a legislação de lá, então verifique cada particularidade nos consulados dos países de lá.

Há algumas raças que o transporte internacional é proibido por país, ou algumas companhias aéreas não permitem o embarque. Verifique isso antes de dar entrada no processo.

Quando me perguntavam se eu ia levar meus gatos, confesso, ficava muito brava, mas muito mesmo.
Na minha cabeça isso é tão óbvio! Lógico que vou leva-los!

Sempre que for adotar ou comprar um bichinho (sou totalmente contra, amigo não se compra!), deve pensar em todas as possibilidades. Animal não é brinquedo, não deve ser jogado fora ou deixado de lado.

Seja responsável, só adote se tiver certeza! Não ao abandono!

OHANA quer dizer família e família quer dizer nunca abadonar ou esquecer.” Lilo & Stitch

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais a bordo!

Dia da Noiva Vegano

Produtos de Limpeza sem crueldade