Transição para o Veganismo

Olá pessoal,
Essa semana vou abordar um tema que foi pedido por vocês: Como foi minha transição para o veganismo!
Eu não virei vegana de cara, ainda me faltava informações, tornei-me vegetariana estrita (não comia nada de origem animal, mas ainda usava e comia coisas de marcas que fazem teste em animais).
Não virei vegana de cara, justamente por falta de informação em relação as empresas que testam em animais. Mas foi questão de pouquíssimo tempo!
Estou em uma eterna mudança, sempre procurando me envolver cada dia mais com o veganismo.
Ele não é dieta, não é só para ter uma vida saudável, isso é consequência.
Me tornei vegana por amor aos animais, sem especismo, mas há também quem vira vegano(a) por causa da saúde humana, causa ambiental, consumo consciente, entre outros fatores.
Foi algo muito claro e objetivo pra mim, quando decidi nada me abalou, nem mesmo os comentários desnecessários, como por exemplo: Tanta criança morrendo de fome e você negando comida, isso é "pecado".
Primeiro, animais não são comida!
Segundo, o tanto de água e grãos usados pela industria agropecuária combateria fortemente a fome e sede no MUNDO, isso mesmo, no MUNDO!
Terceiro, me culpabilizam por não comer cadáveres e as crianças estarem com fome, e adivinha? Não ajudam criança nenhuma a ter o que comer. Ironia, não?
Quarto, pecado é matar... Não matarás!
Quinto e último, não seja esse "amigo(a)", please! O mundo já tá cheio de gente chata, não seja mais um(a).
O mais difícil ao ser tornar vegano, não é parar de comer carne... É ter que lidar com as pessoas.
Não sei o que acontece, mas todo mundo vira médico, nutricionista, cientista, biólogo, pregadores da palavra de Deus... E sério, qual a necessidade?
O que você come ou deixa de comer não deveria ser comentário em festas, almoços, encontros e etc, as pessoas tem que respeitar e aceitar as escolhas alheias.
Eu nunca fui do tipo que chegava em algum lugar militando (por mais que eu quisesse), mas sempre de alguma forma envolviam o veganismo na conversa. Parecia que de alguma forma eu ofendia as pessoas (ou tocava em seu intimo, seu desejo obscuro rs) ao negar comer algo que envolva sofrimento.
Para vocês terem ideia, dou MUITA preferência à coisas de cacau orgânico, pois sei que há trabalho escravo infantil na produção de cacau, então dou preferência a pequenos produtores, agricultura familiar (não só no cacau, mas em outras coisas também). É mais confiável!
Na faculdade de gestão ambiental sempre nos deixaram bem claro que a pecuária e a produção de transgênicos estavam acabando com as florestas, com a biodiversidade no geral. Infelizmente eu ainda não tinha uma consciência tão aflorada como tenho hoje, não levava a vida tão a sério, por isso, acredito fielmente que cada um tem seu tempo... Pode não ser agora, mas um dia algumas pessoas vão abrir os olhos para o tamanho do estrago que estamos fazendo ao planeta.
Ainda tenho MUITO o que evoluir (sou uma pokemon nível Wartortle, quem sabe um dia viro um Blastoise né?! haha), quero diminuir o consumo de industrializados, diminuindo assim os resíduos que eu tenho gerado.
Acredito fielmente que temos como papel principal, cuidar dos animais, dos recursos naturais, do planeta no geral! E óbvio, não estamos cuidando NADA bem!
Mas voltando ao assunto sobre minha transição rs, minha principal dificuldade foi de verdade, as pessoas!
Parar de comer carnes, ovo, leite e seus derivados, parar de consumir produtos que testam em animais, produtos de origem animal, foi fácil. Difícil é ter que "ficar justificando" o porque da mudança... O que acho ridículo, principalmente quando a pessoa não esta curiosa realmente, só quer apontar e criticar.
Minha vontade era responder: Você come defunto porque quer, não é? E eu optei por não me alimentar de cadáveres. Justo, não? Mas é claro, que eu era fofinha e respondia os motivos pelo qual adentrei ao veganismo, em alguns casos quando há desrespeito com a causa e comigo, eu realmente respondia.
Há pessoas que realmente querem saber porque, são curiosas, não fazem ideia do que comemos (sério rs), mas não é por maldade, mas tem outras... Que querem testar a paciência mesmo, então, desejo-lhes sorte! haha
Sobre a minha alimentação no Brasil:
Inicialmente era mais natural, legumes, verduras, frutas, até meu brigadeiro era fit (batata doce cozida e amassada, cacau e açúcar demerara orgânico). Depois de um tempo comecei a conhecer alguns empórios não veganos e veganos, comecei a comprar alguns queijos, requeijão, sorvetes, salsichas, congelados,  salgados veganos e uma variedade de coisas.
Esses empórios são: Empório 4 estrelas (Não é vegano, mas há muitas opções veganas. Dependendo do que você escolher, da pra comprar online!) e Empório Mais Verde (Todo vegano! Não da pra comprar pela internet).
Além dos empórios, costumava comprar bastante no Pão de Açúcar (morava no Jabaquara, mas acredito que em outros deve ter variedade de produtos veganos), lá costumava comprar pasta de tofu, cream cheese de tofu orgânico, hambúrguer de soja (índico a caixinha de hamburgueres do Samurai, é melhor que a da Soja Mania), almondegas de soja, creme de leite de soja, leite condensado de soja, creme de leite de aveia, doce de leite de soja, maionese vegana, macarrão, açúcares orgânicos, salgadinhos orgânicos da mãe terra, cacau em pó da mãe terra, cookies da mãe terra, melado de cana, sorvete da Tofutti de pote e o cuties (sanduíche de bolacha com sorvete rs), enlatados com salsicha, hambúrguer, medalhão ou almondegas veganos da Superbom, enfim, uma lista imensa de coisas! Algumas mais baratas, outras nem tanto. Mas também, tecnicamente, ninguém come sanduíche de biscoitos todos os dias né? Era tipo uma ostentação mensal rs. Aaah, comprava alguns orgânicos lá também, as vezes tinha algumas promoções boas (principalmente, de quarta!), seja cliente mais do pão de açúcar, eu indico! Vários descontos!!
Por mais que as pessoas falem que o Pão de açúcar é caro, dentre os mais conhecidos, eu o achei bem mais barato em vários quesitos, até em promoção de cervejas! E muitos produtos, só eles oferecem.
No carrefour há algumas opções veganas, como creme de leite de soja, leite condensado de soja, leites de soja (Veja bem a marca e os ingredientes, Ades por exemplo é da Unilever, e ela testa em animais e ele tem vitamina D de origem animal), hambúrguer de soja (Só da Soja Mania que é bem mais ou menos), bolacha bauny (que eu fazia minhas tortas) e a negrito (não curto muito).
O Extra não é tão legal, pelo menos os lá da região... Então não posso indicar nada rs.
Gostava muito de ir na liberdade comprar Shimeji (1,80 a 3,00 a bandeja, adoro!) e queijos diferentes, tipo o cream cheese da Tofutti que era mais barato lá do que no Empório Mais Verdes rs.
Eu ia semanalmente na feira de terça no Jabaquara, além de comprar os legumes, verduras, frutas e temperos, eu comprava Tofu também, pois tinha a barraca do Japonês que vendia tofu a R$8,00 o KG. Se você é do Jabaquara ou proximidades, indico ir lá dar uma olhada. A feira fica do lado do Carrefour Jabaquara, na Avenida General Valdomiro de Lima.
O que eu estou sentindo falta aqui na Alemanha é do CEAGESP, lugar incrível. Chegamos a comprar a dúzia da banana orgânica por 2 reais. As frutas eram incríveis, a variedade era sensacional. Quem nunca foi, super indico! Vocês vão amar e sair com muitas coisinhas delicias para comer. E claro, vão gastar bem menos do que nas feiras livres.
Aqui em Berlim a variedade de produtos industrializados para veganos é muito maior, mas também os orgânicos são mais acessíveis, a venda de produtos de produtores locais também e tudo é muito bem indicado. Sentirei falta do Brasil, de tudo que aprendi por lá, mas sinto que serei muito feliz aqui! <3
A foto abaixo representa muito bem alguns lugares que indiquei acima, como por exemplo o CEAGESP, onde comprei a abobrinha, cenoura, limão e tomates, o empório 4 estrelas, onde comprei as castanhas de caju e o Pão de Açúcar, onde comprei o azeite, temperos e missô.

Lasanha crudívora feita por mim.


#GOVEGAN



Comentários

  1. Adoreiii Ingrid , como naturalmente já não como carne (aliás nunca gostei desde criança) sofro críticas e mais críticas , ontem uma colega de trabalho me disse que vou acabar ficando com anemia . Cada coisa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi muito isso, inclusive já me disseram que TODOS os vegetarianos ficam anêmicos, sem exceção rs.
      Só de você falar que não come mais carnes, aparecem um monte de médicos, nutricionistas, cientistas, e etc... SEMPRE assim!
      Deixem falar, eu algumas vezes nem respondia rs.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Animais a bordo!

Dia da Noiva Vegano

Produtos de Limpeza sem crueldade