Veganismo e consumo consciente

Olá pessoal,

Hoje entrarei num tema que muito me encanta: Consumo consciente.

Há quem diga que veganismo é "apenas" preocupar-se com a questão da exploração animal, mas no meu ponto de vista, não é só isso...
Como eu costumo dizer, sem libertação humana não há libertação animal, ou seja, se você não se libertar de seu pensamento egoísta (eu gosto muito de carne, eu gosto muito de queijo, EU, EU, EU), não consegue efetivamente lutar a favor da libertação animal. Mas na minha mente há outras explicações para essa frase também, como por exemplo, se você não se liberta de consumir produtos de marcas que há exploração de mão-de-obra humana, como conseguirá se posicionar a favor da libertação animal?
Há muitas pessoas que não pensam no próximo que é da mesma espécie, tu achas que se importará com sofrimento animal? Jamais.

Desde que me tornei vegana comecei abrir mão de diversas coisas que costumava gostar, mas que envolvia sofrimento animal, como maquiagens e cosméticos no geral.
Além disso me tornei uma consumidora muito mais consciente... E é ai que entramos na parte de consumo consciente.

O que é consumo consciente?
De forma minimalista, é quando você leva em conta para escolher seus produtos se há a necessidade de você adquirir tal item, para evitar de exceder as suas reais necessidades. O consumo consciente é um grande aliado da preservação do meio ambiente.

O que é ser um(a) consumidor(a) consciente?
É levar em conta ao escolher os produtos que irá comprar, a crueldade animal e humana, o meio ambiente, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
Ser consumidor consciente é saber que você pode ser um agente transformador por meio do seu consumo, é saber que você pode SIM mudar o impacto na vida de animais e pessoas.

As empresas que usam exploração, seja ela humana ou animal, só vendem porque há quem compre.
A partir do momento que você começa a boicotar tais empresas, você esta se tornando um consumidor consciente.

Eu já sitei algumas vezes sobre o trabalho escravo infantil na produção de cacau que GRANDES empresas utilizam, basta clicar aqui que vocês terão visibilidade do que estou falando.
É muito triste saber que há pessoas que realmente não se importam, sabem a verdade, mas o seu egoísmo é tão grande que não conseguem abdicar de coisas que realmente não vão te fazer falta fisiologicamente falando. Ninguém vai morrer porque não comeu um chocolate, muito pelo contrário, mas aquele "EU" que tinha dito no começo do post vai sempre falar mais alto, enquanto houver egoísmo.

Esse bolo ilustra o que estou dizendo, foi feito sem exploração humana ou animal.

Sejamos consciente, e acima de tudo, responsáveis por tudo que consumimos... Assim ajudaremos não só os animais, como os humanos e o planeta.

GO VEGAN




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais a bordo!

Dia da Noiva Vegano

Produtos de Limpeza sem crueldade