Proteínas, Ferro, B12 e Cálcio!

Olá pessoal,

Depois de muito tempo, teremos post informativo.

Há pessoas que me questionam sobre a "suposta" falta de proteína e ferro numa alimentação vegana/vegetariana, e uma coisa eu posso garantir, tem proteína e ferro SIM.

Uma alimentação balanceada há quase todos os nutrientes necessários para se manter saudável, o que pode acontecer é que algumas pessoas não comem adequadamente ou tem dificuldade de absorção de alguns nutrientes, que ai é outros 500. E isso não ocorre só com a população vegana, muito pelo contrário, ocorre MUITO mais na população onívora.

A única vitamina que deve ser suplementada por um vegano/vegetariano é a B12, mas antes disso você deve ir ao médico consultar se há a necessidade, se seus níveis estão OK e qual é o melhor tipo de suplementação naquele momento para ti (injetável, cápsulas, enfim).

Tcharam, sabia que vocês veganos tinham algum problema com vitaminas! Eu sabia rs.
Calma amigo onívoro, cerca de 40% da população onívora da América Latina tem deficiência de Vitamina B12, ou seja, não só os veganos estão suscetíveis a ter deficiência de Vitaminas.

O mesmo ocorre com o ferro, é um MITO o que dizem sobre a população vegana/vegetariana ter maior incidência de casos de anemia em relação a população onívora. Na verdade ela é a deficiência nutricional mais comum no MUNDO, tendo maior incidência em mulheres e crianças.
Há diversos fatores que podem contribuir para isso, e o principal é uma alimentação não balanceada.

Para uma boa absorção de ferro numa alimentação vegana/vegetariana, deve-se acrescentar uma boa fonte de vitamina C (sucos cítricos frescos, hortaliças frescas, frutas frescas). Para que a Vitamina C tenha ação na absorção de ferro, ela deverá ser consumida na mesma refeição rica em ferro (possivelemente almoço(?) e jantar(?), isso muda de pessoas para pessoas rs)

Chana Masala(Curry) - Prato indiano

Na foto acima há um prato que ilustra muito bem o que estou falando: grão-de-bico (super proteico, tem 19 gr de proteína em 100 gr, e é rico em ferro, cerca de 6 mg de ferro em 100 gr), pimentão (fonte de vitamina C), tomate (fonte de vitamina C), cenoura (tem um pouco de vitamina C também). Além disso todos tem cálcio em sua composição (outro mito sobre a alimentação vegana rs), Vitamina A, Magnésio e Vitamina B6. E arroz para complementar os aminoácidos que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.
A farofa é opcional, aqui nós amamos rs.

Receita da Chana Masala

Ingredientes:
2 xícaras de grão de bico cozido
1 pimentão picado
2 tomates grandes pelados picados
3 cenouras picadas
1 cebola
3 dentes de alho
3 xícaras de água
1 maço pequeno de coentro
Azeite
curry, sal e pimenta à gosto

Modo de preparo:
Coloque azeite para aquecer em uma panela e em seguida refogue a cebelo e os alhos picados.
Acrescente a água e as cenouras, deixe até que elas comecem a ficar molinhas.
Feito isso, acrescente os demais ingredientes juntamente com os temperos e deixe cozinhar de 5 a 10 minutos (lembre-se, o grão de bico já deverá estar cozido). Fique sempre de olho para que os ingredientes não se desfaçam no cozimento.
Pronto, agora é só servir com arroz!

Rendimento: 6 porções bem servidas.

Espero ter ajudado com essas informações, sempre que precisarem é só chamar!
Vou indicar mais uma vez o site Alimentação Sem Carne do Dr. Eric Slywitch. Há muitas informações, artigos, vocês com certeza terão diversas dúvidas sanadas ao entrar lá.

GO VEGAN!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Animais a bordo!

Top 10 Restaurantes Veganos em SP

ANIMAIS A BORDO - SEGUNDA VIAGEM